quinta-feira, 18 de março de 2010

Bullying, qual é a solução?

 

image

Por Caio Josué

O termo “bullying” ingressou a pouco tempo no vocabulário brasileiro e muitos ainda o desconhecem. Derivado da Língua Inglesa, representa atos violentos praticados entre alunos, onde um único indivíduo ou um grupo busca ser superior a outro, usando a violência física ou moral para a execução do ato.

A escola tem que ser consciente de que o bullying pode acontecer a qualquer momento e pode ser praticado de diversas formas. Cabe a instituição de ensino mostrar aos alunos, professores e funcionários, o que é o bullying e explicitar quais atitudes serão tomadas mediante a uma reação de agressão física ou moral.

Toda a comunidade escolar deve unir-se para tentar diminuir em grandes proporções o fenômeno do bullying, dentro ou fora o ambiente escolar. Muitas atividades podem ser realizadas para abordar o assunto, como por exemplo: exibição de vídeos, músicas, poesias, redações, desenhos, teatro, realização de campanhas com várias escolas do município, etc.

O bullying traz muitos aspectos negativos para o agredido, pode levá-lo a depressão profunda, trazendo-lhe assim, um sentimento de exclusão, baixa auto-estima, isolamento, etc., ou seja, a pessoa vítima desde fenômeno já não viverá tão bem como antes. Traz também dificuldades para o agressor, pois ele vai acreditar que pode agredir a todos, e, poderá ser alcoólatra na vida adulta, além de torna-se violento com a família, etc.

Com o avanço tecnológico e a expansão do serviço de internet para a maioria da população mundial, muitos são vítimas de um novo tipo de bullying, que é denominado cyberbullying. Novo e perigoso é muitas vezes provocado por meio dos famosos sites de relacionamentos hoje existentes, pois a falta de privacidade e os mais avançados programas de edição de imagens permitem que qualquer pessoa entre em sua página, copie alguma de suas fotos e use-a de maneira ilícita, esse é só um exemplo, mas existe também o uso indevido das páginas de recados, e-mails, mensageiros instantâneos, etc. São diversas as formas usadas para a realização do cyberbullying.

A violência nas escolas é algo que está tornando-se comum, porém podemos e devemos mudar essa realidade. Diga não ao bullying!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário