sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A realidade é triste. Ainda bem que isso não é frequente na nossa escola!!!

 

Sete em cada dez estudantes brasileiros de 13 a 15 anos já consumiram bebida alcoólica

Isabela Vieira
Da Agência Brasil

Mais de 70% dos estudantes entre 13 e 15 anos já experimentaram bebida alcoólica, cerca de 24,2% já fumaram cigarro e 8,7% usam droga ilícita. Os dados estão na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feita com cerca de 490 mil estudantes, divulgada hoje (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A cidade de Curitiba (PR) apresenta o maior percentual (9,9%) de estudantes que consumiram cigarros nos últimos 30 dias antes da pesquisa (independentemente da frequência ou intensidade) e também de adolescentes que já experimentaram o produto uma vez na vida (35%). Em seguida, está Campo Grande (MS) onde 32,7% declararam ter experimentado o cigarro, e 9,3%, ter fumado nos últimos 30 dias.
A pesquisa também relaciona a atitude das crianças que fumaram à influência exercida pelos pais fumantes e constatou que 31% dos estudantes tinham responsáveis que fumavam. "A adoção de comportamentos prejudiciais à saúde é influenciada por uma série de fatores, dentre os principais está o exemplo vindo da família", diz o texto.
O estudo destaca que o tabaco é "um dos determinantes para o desencadeamento de doenças crônicas" e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é líder nas causas de mortes evitáveis em todo o mundo. Segundo estimativas, o tabaco deve provocar cerca de 8 milhões de mortes nos próximos 20 anos.
Em relação à bebida alcoólica, a PeNSE mostra que 22,1% já se embriagaram e revela que as meninas (73,1%) experimentam mais as bebidas que os meninos (69,5%). Além disso, o consumo é maior entre os alunos de escolas privadas, 75,7% contra 70,3% das escolas públicas.
Os estudantes conseguiram a bebida alcoólica em festas (36,6%), em supermercado, loja ou bar (19,3%). Mais 15,8% admitiram que beberam com amigos e 12,6%, em casa.
Entre as capitais pesquisadas, Curitiba também tem o maior percentual de adolescentes que já se embriagaram (30%) e que já consumiram algum tipo de droga ilícita (13,2), tais como maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança perfume, ecstasy.

As vezes me pego comparando a nossa escola com a realidade das escolas das grandes capitais do Brasil, apesar da dificuldade ser grande, acredito que ainda temos que agradecer a Deus, pois nas instituições da rede pública de ensino das grandes cidades, estão cada vez pior, alunos que já não respeitam de maneira alguma pais e professores, muitos docentes com problema psíquicos ocasionados pela árdua profissão, etc.

Indico a vocês assistirem o filme “Pro Dia Nascer Feliz”, que faz uma comparação entre vários tipos de escola no Brasil (escola do interior, da cidade grande, escolas públicas e particulares), a partir daí poderão tirar as suas conclusões.

Abraço! Caio Josué

Nenhum comentário:

Postar um comentário