quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Mal da Educação Pública no Brasil é a sede por números...

 

A escola

Por Caio Josué

Muitos pesquisadores e pedagogos se perguntam qual é o mal da educação brasileira. Com certeza são muito, porém posso afirmar que um dos maiores males da nossa educação pública é a sede por números e não por resultados.

Pessoas de outras gerações anteriores a minha (mãe, pais, tios) dizem sempre que antes, a escola boa era aquela que reprovava, ou o aluno estudava de verdade ou teria que estudar a mesma série de novo. Só que para a nossa infelicidade a situação hoje é outra, se a escola for reprovar aqueles alunos que não tem condições de ir para a série seguinte, provavelmente os superiores da instituição irão pedir uma intervenção para aqueles alunos. Sem falar ainda da recuperação no final do ano, ou seja, o aluno vai para a escola durante todo o ano sem interesse para estudar, quando chega ao fim do ano, estuda durante uma semana e passa. Não consigo entender esse sistema... Para agravar ainda mais a situação foi criado a mais ou menos dois anos a “Progressão Parcial” ou a famosa “Dependência”, onde permite que o aluno fique reprovado em até duas disciplinas, passe para a série seguinte e ele poderá pagar essa reprovação durante o curso do ano seguinte. No meu ponto de vista, esses são dois sistemas que servem apenas para alienar mais ainda os jovens, sem falar ainda daqueles que como diz o ditado, “são empurrados com a barriga” sem passar nem se quer pela recuperação.

O governo quer economizar ao máximo o dinheiro destinado a educação. Por que não é interessante para o estado que um aluno repita de ano??? Porque aluno na escola, é sinônimo de gasto financeiro, é claro que é melhor gastar com o aluno uma só vez, mas se é preciso gastar com ele de novo, isso deve ser feito, até porque nós pagamos impostos para isso.

Hoje estou no 2º Ano do Ensino Médio, a turma em que estudo funciona no turno da manhã com 26 alunos, e é considerada pelos professores a melhor da escola em questão de organização, atenção durante as aulas e resultados. Nós adoraríamos continuar estudando pela manhã durante o 3º Ano, mas provavelmente não poderemos, sabe por quê???? O estado quer economizar, uma sala deve ter no mínimo 35 alunos, vocês acham possível que uma turma de 35 alunos tenha o mesmo rendimento que tem de 26???? Eu pelo menos acho impossível...

Ou seja, não há mais o que questionar, essa é a realidade. O grande mal da educação pública no Brasil é a sede por números e a vontade de economizar o dinheiro destinado a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário