Redação
1º Lugar – Bruna da Silva Lima
Desrespeito nas Escolas
Para quem não sabe, a palavra Bullying não tem tradução para o protuguês, mas pode ser entendida como toda forma de agressão física ou psicológica, feita com a intenção de magoar ou ofender outra pessoa.
Na sociedade atual, estamos cercados pelo desrespeito e pela falta de bom senso de muitas pessoas, inclusive nas escolas, onde podemos comprovar a todo instante diversas formas de agressão entre colegas de sala e até mesmo entre alunos e professores.
Quem nunca presenciou ou foi vítima de piadinhas maldosas feitas por colegas que nunca perdem uma oportunidade de humilhar alguém só para aparecer? Quem nunca foi chamada de “baleia” por ser gorda, ou de “Olívia Palito” por ser magra? E quem nunca viu alguém agredindo verbalmente um professor durante a aula?
Pois é, isso é mais comum do que se imagina. E isso não é bom, principalmente porque essa atitude pode causar vários desconfortos a vida de uma pessoa que vive sendo humilhada pelos outros.
E nós, enquanto cidadãos de bem, ficamos nos perguntando: Como podemos acabar com essa prática na escola? Olhando assim, parece difícil encontrar uma solução. Mas existe um meio que pode trazer resultados imediatos: quando alguém começar a pegar no seu pé e te ofender, faça “cara de paisagem”, ou seja ignore ao máximo, finja não está nem ai para o que a pessoa diz. Um dia, essa pessoa vai cansar, pois irá perceber que a sua força de vontade é maior do que qualquer coisa que ela possa dizer sobre você.
E eu tenho um conselho para aquelas pessoas que zombam do próximo: tente colocar-se no lugar do outro e reflita sobre tudo o que se passa na cabeça dessa pessoa, quando ela é ofendida, com baixa auto-estima, vergonha, frustração, medo, sem falar que essa pessoa, pode se tornar bastante rancorosa e agressiva capaz de machucar alguém. Só assim, você verá o mal que está causando à vida dessa pessoa.
E afinal, podemos concluir que o desrespeito ao próximo não leva ninguém a lugar nenhum.
Pelo contrário, só faz com que as pessoas se afastem cada vez mais de nós. Portanto, seja á favor do respeito nas escolas e na vida e faça a diferença, afinal, você é capaz!
2º Lugar – Evilângela Alexandre Cosmo
Consciência e educação, práticas que vencem o Bullying
Sendo visto como um problema mundial e que afeta cada vez mais as escolas, o Bullying, vem se tornando expressivo nos diversos institutos educacionais. Surgem então questionamentos sobre o que pode estar relacionado a sua prática pelos alunos, porém nota-se que esse comportamento pode ser fruto da própria educação familiar.
Alunos que praticam bullying tem como objetivo diverte-se a custa de outros, usando para isso, brincadeiras de mau gosto. As vítimas dessa prática sofrem muito com tais perseguições, sentem-se humilhadas, isso faz com que os mesmo se achem inferiores aos demais, podendo levá-los a terem no futuro problemas psicológicos e dificuldade de convivência social. Quem faz uso dessas práticas tem em sua mentalidade que isso não passa de uma brincadeira e que é normal perseguir sistemáticamente e usar de chacotas no tratamento com os colegas. Sem terem a menor consciência do que é respeito ao próximo, muitas vezes porque não aprenderam isso na própria convivência familiar.
Pessoas que cometem o Bullying, geralmente pertencem a uma família desestruturada afetivamente. São filhos de pais que são liberais nas regras aplicadas e que costumam resolver os conflitos familiares de maneira agressiva e explosiva. O que faz com que esses jovens construam de modo errado a sua forma de convívio com outras pessoas, levando tal modo para escola, que por sua vez zela pela educação e formação de jovens conscientes.
O papel da escola ao toma iniciativas para combater o Bullying fica restrita a certas dependências, pois as regras disciplinares só podem ser aplicadas se houver o conhecimento do problema por parte do mesmo. Os colegas que tem conhecimento sobre o caso temem em denunciar, ficam inseguros quanto ao que fazer.
No entanto a prática do Bullying só poderá ser combatida se houver a colaboração de todos, inclusive dos que são testemunhas dos casos. Quanto a escola, na reunião de pais deve sempre deixar claro como é o comportamento de cada aluno em sala de aula. Podendo também promover palestras com os pais, trazendo especialistas para falarem sobre temas relacionados ao convívio familiar, visando esclarecer o conceito de que educação começa em casa.
Para que dessa forma a escola seja apenas um meio de aprimorar uma educação já existente e que assim o bom convívio e respeito que cada um tem em casa seja também transferido para o ambiente escolar.
3º Lugar – Hércules Alves Campos
Bullying e Desrespeito
Atualmente há dois assuntos que estão preocupando os professores e profissionais na área da educação e são eles: bullying e desrespeito.
Um dos principais fatos que tem colaborado para a existência do bullying é a desestruturação das famílias, as separações, e a falta de compreensão e diálogo entra pais e filhos.
Há também, o caso dos filmes, desenhos e vídeo-games, que em sua maioria, mostram muita violência e influenciam os jovens a prática de atos violentos. Esses dois fatores também contribuem para que haja a existência do desrespeito, pois ele é gerado tanto por influência da mídia, como por falta de ensinamento, conselho e acompanhamento por parte da família.
A escola já faz o que pode para que não haja nenhum desses dois problemas, o que falta é a assiduidade dos pais na educação dos filhos, pois, nesses últimos anos, a participação dos pais é quase inexistente.
Poesia
1º Lugar – Ruana Ferreira da Silva
Bullying, não!
Para que não respeita o outro
Que deixar o meu recado
Se quiser meu respeito
E pelos outros ser amado
Deixe logo o desrespeito
E o preconceito de lado
O Bullying é uma agressão
Que começa de uma ofensa
E acaba em discussão,
Resultando em desavenças
Toda essa desunião
Pode trazer conseqüências
Na escola, a gente aprende
A amar o outro também
Por isso, nunca ofenda
E nunca agrida ninguém
Pois só vence nessa vida
Aquele que faz o bem
Se o próprio Jesus Cristo
Já foi tão injustiçado,
Então, para que fazer isso?
Se é tão bom ser amado
Por isso toma juízo
Pois você está errado
Para acabar com o desrespeito
E o Bullying na escola
Pra mim, só há um jeito
Pois preconceito não cola
Conviver co mais respeito
Sem deixar ninguém de fora
Se te humilham: ignore.
Se zombarem: nem dê bola
De forma alguma revide
Não jogue seu tempo fora
É tão bom viver a vida
Sem desrespeitar ninguém
Toda pessoa é querida
Sem exclusão de ninguém
Por isso, junte-se a nós,
Os que praticam o bem.
2º Lugar – Maria Luana Germano
O Bullying
O Bullying é uma forma
De agressão à outra pessoa
Mesmo que seja um mendigo
Isso ninguém perdoa
Vamos respeitar o outro
Para sermos respeitados
Não perturbe, não agrida
E nem zombe do passado
E para acabar com isso
Dentro da nossa escola
É melhor ficar na sua
Pois preconceito não cola
O outro é nosso amigo
Sendo assim, não o machuque
Por isso ouça o que eu digo
Invés de agredir, eduque
Faça toda a diferença
Não se faça de otário
Elimine a ofensa
Do seu vocabulário
Trate o outro com carinho
O respeite sem demora
Não queira ficar sozinho
Exclusão ninguém adora
3º Lugar – Alana Cândido Paulo
Racismo
Racismo
Assunto ainda bem popular
Bem como outros
Isso tem que acabar
Não importa sua cor
Nem seu modo de viver
Nada mais importa a não ser você
Se Deus te fez assim
Algo ele te preparou
De que vale a face
Se o que importa é o amor
Desigualdade econômica
Condições desfavoráveis
Negro sofre descriminação
Na escola e no mercado de trabalho
Até no modo como se veste
Gera preconceito
Pois prevalece a moda
E vai embora o respeito
Problemas como esses
Não deveriam acontecer
Somos todos iguais
Independentemente do seu modo de viver
Desenho
1º Lugar – Francisco Demontier dos Santos
2º Lugar – Jonh Willian Ferreira de Souza
3º Lugar – Robson Raul de Moura
Parabéns a todos que participaram do I Concurso de Redação, Poesia e Desenho!!!