quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Descarte Indevido do Óleo de Frituras das Lanchonetes de Ipaumirim-CE e seu Impacto no Meio Ambiente

Autores

Caio Rodrigo Josué Dias 1

Isla Syara Pereira Teles 1

Maria de Fátima Albuquerque 2

1 Alunos da E.E.F.M. Dom Francisco de Assis Pires

2 Professor da E.E.F.M. Dom Francisco de Assis Pires

INTRODUÇÃO:

No mundo atual a busca por alimentos práticos, de fácil preparo e o sabor agradável, tem sido a principal razão que leva o processo de frituras a se destacar no cozimento de alimentos. O processo de fritura traz aos alimentos características de odor, cor e textura de grande aceitabilidade. Os óleos vegetais, embora muitos desconheçam, são grande causadores de danos ao Meio Ambiente quando descartados indevidamente. Ciente disso pesquisamos o destino final do óleo de frituras das lanchonetes no município de Ipaumirim.

METODOLOGIA:

Organizamos nosso trabalho em três etapas, na primeira fundamentamo-nos teoricamente sobre o processo de fritura e os problemas ocasionados pelo descarte inadequado do óleo para a saúde e Meio Ambiente. Na segunda, fizemos uma pesquisa aplicando questionários em três lanchonetes do município, para observarmos como era a utilização e descarte do óleo de frituras, e se o descarte inadequado prejudicava o Meio Ambiente do respectivo município. Na terceira, a partir do óleo de fritura que coletamos produzimos sabão e biodiesel socializando esse resultado para a comunidade escolar.

RESULTADOS:

Através dos questionários diagnosticamos que 100% dos entrevistados usam o óleo de soja. No descarte do óleo, todos observam alguns fatores, como a coloração do e a viscosidade. Identificamos nos estabelecimentos pesquisados um consumo semanal de óleo de 50 litros e 900ml. Apesar dos proprietários conhecerem os problemas causados ao Meio Ambiente com o descarte indevido do óleo, continuam jogando esse liquido nos ralos das pias e em cestos. Os entrevistados foram unânimes em afirmar que o óleo poderia ser reaproveitado na fabricação de sabão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Na zona urbana do nosso município, não há rede de tratamento de esgoto, assim sendo o óleo de frituras que é despejado no ralo da pia, vai direto aos riacho que atravessam a cidade e deságuam no Rio Salgado, Jaguaribe e acabam no mar, isso é um fato preocupante, pois um litro de óleo é capaz de poluir até um milhão de litros de água. Assim sendo, sentimos à necessidade de conscientizar a comunidade local no sentido de que o óleo passe a ser reaproveitado, na fabricação de sabão e biodiesel. Esperamos com a nossa pesquisa contribuir no sentido estimular a prática de reciclagem do óleo de frituras para diminuir os impactos ambientais locais e melhorar a qualidade de vida da população ipaumirinence.

Projeto da EEFM Dom Francisco de Assis Pires, 2º colocado na área de Educação Ambiental na II Feira Regional de Ciências.

Fotos do desenvolvimento do

Projeto.

 

HPIM5959 Entrevistas

 

HPIM6010

Fabricação de Biodiesel através do óleo de frituras coletado nas lanchonetes (Laboratório de Ciências da Escola)

HPIM6029

Fabricação de Biodiesel através do óleo de frituras coletado nas lanchonetes (Laboratório de Ciências da Escola)

 

HPIM6047

Fabricação de Biodiesel através do óleo de frituras coletado nas lanchonetes (Laboratório de Ciências da Escola) – O Biodiesel está em repouso para separar as duas fases.HPIM6057 Biodiesel fabricado a partir do óleo de frituras

HPIM6058

Sabão fabricado a partir do óleo de frituras

Um comentário:

  1. oi eu quero sabercomo reaproveitar meu oleo de frituras

    ResponderExcluir