segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Trabalhos Vencedores do Concurso de Redação, Poesia e Desenho

Redação

1º Lugar – Bruna da Silva Lima

Desrespeito nas Escolas

Para quem não sabe, a palavra Bullying não tem tradução para o protuguês, mas pode ser entendida como toda forma de agressão física ou psicológica, feita com a intenção de magoar ou ofender outra pessoa.

Na sociedade atual, estamos cercados pelo desrespeito e pela falta de bom senso de muitas pessoas, inclusive nas escolas, onde podemos comprovar a todo instante diversas formas de agressão entre colegas de sala e até mesmo entre alunos e professores.

Quem nunca presenciou ou foi vítima de piadinhas maldosas feitas por colegas que nunca perdem uma oportunidade de humilhar alguém só para aparecer? Quem nunca foi chamada de “baleia” por ser gorda, ou de “Olívia Palito” por ser magra? E quem nunca viu alguém agredindo verbalmente um professor durante a aula?

Pois é, isso é mais comum do que se imagina. E isso não é bom, principalmente porque essa atitude pode causar vários desconfortos a vida de uma pessoa que vive sendo humilhada pelos outros.

E nós, enquanto cidadãos de bem, ficamos nos perguntando: Como podemos acabar com essa prática na escola? Olhando assim, parece difícil encontrar uma solução. Mas existe um meio que pode trazer resultados imediatos: quando alguém começar a pegar no seu pé e te ofender, faça “cara de paisagem”, ou seja ignore ao máximo, finja não está nem ai para o que a pessoa diz. Um dia, essa pessoa vai cansar, pois irá perceber que a sua força de vontade é maior do que qualquer coisa que ela possa dizer sobre você.

E eu tenho um conselho para aquelas pessoas que zombam do próximo: tente colocar-se no lugar do outro e reflita sobre tudo o que se passa na cabeça dessa pessoa, quando ela é ofendida, com baixa auto-estima, vergonha, frustração, medo, sem falar que essa pessoa, pode se tornar bastante rancorosa e agressiva capaz de machucar alguém. Só assim, você verá o mal que está causando à vida dessa pessoa.

E afinal, podemos concluir que o desrespeito ao próximo não leva ninguém a lugar nenhum.

Pelo contrário, só faz com que as pessoas se afastem cada vez mais de nós. Portanto, seja á favor do respeito nas escolas e na vida e faça a diferença, afinal, você é capaz!

2º Lugar – Evilângela Alexandre Cosmo

Consciência e educação, práticas que vencem o Bullying

Sendo visto como um problema mundial e que afeta cada vez mais as escolas, o Bullying, vem se tornando expressivo nos diversos institutos educacionais. Surgem então questionamentos sobre o que pode estar relacionado a sua prática pelos alunos, porém nota-se que esse comportamento pode ser fruto da própria educação familiar.

Alunos que praticam bullying tem como objetivo diverte-se a custa de outros, usando para isso, brincadeiras de mau gosto. As vítimas dessa prática sofrem muito com tais perseguições, sentem-se humilhadas, isso faz com que os mesmo se achem inferiores aos demais, podendo levá-los a terem no futuro problemas psicológicos e dificuldade de convivência social. Quem faz uso dessas práticas tem em sua mentalidade que isso não passa de uma brincadeira e que é normal perseguir sistemáticamente e usar de chacotas no tratamento com os colegas. Sem terem a menor consciência do que é respeito ao próximo, muitas vezes porque não aprenderam isso na própria convivência familiar.

Pessoas que cometem o Bullying, geralmente pertencem a uma família desestruturada afetivamente. São filhos de pais que são liberais nas regras aplicadas e que costumam resolver os conflitos familiares de maneira agressiva e explosiva. O que faz com que esses jovens construam de modo errado a sua forma de convívio com outras pessoas, levando tal modo para escola, que por sua vez zela pela educação e formação de jovens conscientes.

O papel da escola ao toma iniciativas para combater o Bullying fica restrita a certas dependências, pois as regras disciplinares só podem ser aplicadas se houver o conhecimento do problema por parte do mesmo. Os colegas que tem conhecimento sobre o caso temem em denunciar, ficam inseguros quanto ao que fazer.

No entanto a prática do Bullying só poderá ser combatida se houver a colaboração de todos, inclusive dos que são testemunhas dos casos. Quanto a escola, na reunião de pais deve sempre deixar claro como é o comportamento de cada aluno em sala de aula. Podendo também promover palestras com os pais, trazendo especialistas para falarem sobre temas relacionados ao convívio familiar, visando esclarecer o conceito de que educação começa em casa.

Para que dessa forma a escola seja apenas um meio de aprimorar uma educação já existente e que assim o bom convívio e respeito que cada um tem em casa seja também transferido para o ambiente escolar.

3º Lugar – Hércules Alves Campos

Bullying e Desrespeito

Atualmente há dois assuntos que estão preocupando os professores e profissionais na área da educação e são eles: bullying e desrespeito.

Um dos principais fatos que tem colaborado para a existência do bullying é a desestruturação das famílias, as separações, e a falta de compreensão e diálogo entra pais e filhos.

Há também, o caso dos filmes, desenhos e vídeo-games, que em sua maioria, mostram muita violência e influenciam os jovens a prática de atos violentos. Esses dois fatores também contribuem para que haja a existência do desrespeito, pois ele é gerado tanto por influência da mídia, como por falta de ensinamento, conselho e acompanhamento por parte da família.

A escola já faz o que pode para que não haja nenhum desses dois problemas, o que falta é a assiduidade dos pais na educação dos filhos, pois, nesses últimos anos, a participação dos pais é quase inexistente.

Poesia

1º Lugar – Ruana Ferreira da Silva

Bullying, não!

Para que não respeita o outro

Que deixar o meu recado

Se quiser meu respeito

E pelos outros ser amado

Deixe logo o desrespeito

E o preconceito de lado

O Bullying é uma agressão

Que começa de uma ofensa

E acaba em discussão,

Resultando em desavenças

Toda essa desunião

Pode trazer conseqüências

Na escola, a gente aprende

A amar o outro também

Por isso, nunca ofenda

E nunca agrida ninguém

Pois só vence nessa vida

Aquele que faz o bem

Se o próprio Jesus Cristo

Já foi tão injustiçado,

Então, para que fazer isso?

Se é tão bom ser amado

Por isso toma juízo

Pois você está errado

Para acabar com o desrespeito

E o Bullying na escola

Pra mim, só há um jeito

Pois preconceito não cola

Conviver co mais respeito

Sem deixar ninguém de fora

Se te humilham: ignore.

Se zombarem: nem dê bola

De forma alguma revide

Não jogue seu tempo fora

É tão bom viver a vida

Sem desrespeitar ninguém

Toda pessoa é querida

Sem exclusão de ninguém

Por isso, junte-se a nós,

Os que praticam o bem.

2º Lugar – Maria Luana Germano

O Bullying

O Bullying é uma forma

De agressão à outra pessoa

Mesmo que seja um mendigo

Isso ninguém perdoa

Vamos respeitar o outro

Para sermos respeitados

Não perturbe, não agrida

E nem zombe do passado

E para acabar com isso

Dentro da nossa escola

É melhor ficar na sua

Pois preconceito não cola

O outro é nosso amigo

Sendo assim, não o machuque

Por isso ouça o que eu digo

Invés de agredir, eduque

Faça toda a diferença

Não se faça de otário

Elimine a ofensa

Do seu vocabulário

Trate o outro com carinho

O respeite sem demora

Não queira ficar sozinho

Exclusão ninguém adora

3º Lugar – Alana Cândido Paulo

Racismo

Racismo

Assunto ainda bem popular

Bem como outros

Isso tem que acabar

Não importa sua cor

Nem seu modo de viver

Nada mais importa a não ser você

Se Deus te fez assim

Algo ele te preparou

De que vale a face

Se o que importa é o amor

Desigualdade econômica

Condições desfavoráveis

Negro sofre descriminação

Na escola e no mercado de trabalho

Até no modo como se veste

Gera preconceito

Pois prevalece a moda

E vai embora o respeito

Problemas como esses

Não deveriam acontecer

Somos todos iguais

Independentemente do seu modo de viver

Desenho

1º Lugar – Francisco Demontier dos Santos

01

2º Lugar – Jonh Willian Ferreira de Souza

02

3º Lugar – Robson Raul de Moura

03

Parabéns a todos que participaram do I Concurso de Redação, Poesia e Desenho!!!

Um comentário: