sexta-feira, 1 de maio de 2009

Perdido na Internet?

Por Giselle Beiguelman

Muita gente diz: - Nunca consigo encontrar nada na Internet... Os programas de busca trazem milhares de resultados e fico mais perdido do que estava... Dá vontade de perguntar: - Você já experimentou entrar numa grande biblioteca pública e caminhar aleatoriamente entre as prateleiras em busca de um livro específico? Certamente teria a mesma sensação. Porém, mais certamente ainda, você não tentaria encontrar um livro sem antes passar pelos fichários e fazer sua pesquisa, utilizando os critérios que mais agilizariam sua busca: nome do autor, título ou assunto. Então, o primeiro passo para transformar sua pesquisa na Internet em um resultado infinitamente superior ao que obteria em uma biblioteca pública é saber que tipo de busca você está usando e quais são os critérios de organização do recurso utilizado. Há basicamente três tipos de mecanismos de busca na Internet:

· Robôs: são programas que percorrem a rede toda, catalogando todas as palavras dos sites, como o Altavista, ou apresentando um ranking de popularidade dos sites, como o Google, que hierarquiza os resultados de acordo com a quantidade de links que existem apontados para os sites que atendem à sua pergunta.
· Diretórios: são os sistemas de organização da informação classificada em tópicos, como o Yahoo e o Melhor da Internet , que disponibilizam os resultados de acordo com critérios temáticos: Artes>Cinema>Oscar, por exemplo.
· Metabuscadores: processam a pesquisa em diferentes programas de busca simultaneamente, como o Miner, que mapeia os maiores programas de busca de uma só vez. Os robôs são indicados para buscas genéricas, do tipo "Fellini". Os diretórios são recomendados para pesquisas precisas, por exemplo, "letras de música do Nirvana". Os metabuscadores são bons poupadores de tempo, especialmente para buscas muito amplas, como "enciclopédias em português". Vamos dar um exemplo prático para facilitar de vez a sua vida. Sua professora de Geografia solicitou um trabalho sobre o Acre e você vai utilizar a Internet para fazer a pesquisa.

Tendo isso em mente, vamos imaginar três situações: a) Você trabalhou o dia todo, foi para a escola, saiu, encontrou a galera, no dia seguinte, trabalhou o dia todo, de novo, foi para a escola e estava tão distraído na aula que, no caminho de casa, ao olhar para o caderno e ver a anotação "Pesquisa sobre o Acre", nem conseguia mais lembrar se a pesquisa solicitada era sobre Geografia, Química (substâncias acres) ou Matemática (acre é uma medida de espaço, certo?). Nesse caso, quando se está meio perdidão, mas com algum rumo, o melhor é procurar um metabuscador. Afinal, ele vai vasculhar todos os programas de busca disponíveis e trazer uma infinidade de sites que contêm a palavra "acre". Com um pouquinho de esforço, você acaba lembrando que nunca estudou substâncias acres, nem teve aula de Matemática no dia em que foi solicitada a pesquisa... Desse ponto em diante, é com você. Use aquele utilíssimo par de neurônios que ganhou ao nascer e encontre o site que atende às suas necessidades. b) Justo na hora que sua professora passou a tarefa você estava um pouco distraído, pensando na festa que o grêmio anunciou para o dia seguinte, ficou com vergonha de perguntar sobre o que exatamente era o trabalho solicitado e está ali, naquela situação, na frente do computador, e não há nada que faça você lembrar qual era o objetivo específico da pesquisa. O melhor, nesse caso, é procurar um robô, pois ele dará uma lista hierárquica de sites, a partir da qual você que, pelo menos, lembra para qual matéria foi solicitada a pesquisa, conseguirá fazer uma triagem, selecionando apenas os sites que dizem respeito à Geografia e não à disciplina de Química, nem de Matemática. c) Você é DEZ. Trabalhou o dia todo, participou da organização da festa que o grêmio preparou e está totalmente sintonizado com o que rola na sua classe, durante as aulas. Bacanésimo. Está pronto pra pegar os melhores atalhos e ir direto ao ponto. Como você sabe que sua professora quer uma pesquisa sobre as características do território do Acre, vai procurar em um diretório organizado por resenhistas como o Melhor da Internet, ou consultar, diretamente, em obras de referência, como o Atlas Universal Escolar, do EducaRede. Depois, como você é realmente dez e sabe que não se faz pesquisa consultando uma fonte só, vai aproveitar que está on line, consultar os sites indicados pela equipe do EducaRede e ainda finalizar, conferindo tudo que os sites oficiais (do governo do Acre, do IBGE etc.) trazem de informação e confrontá-los com outras obras disponíveis na biblioteca pública mais próxima de sua casa.
Os sites indicados neste texto foram visitados em 03/05/2002

Reportagem retirada do site Educar Rede: www.educarede.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário