domingo, 24 de maio de 2009
sábado, 23 de maio de 2009
O bullying na escola
O que é?
O bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da "brincadeira", que pode entrar em depressão.
As principais formas de maus-tratos
- Físico (bater, chutar, beliscar).
- Verbal (apelidar, xingar, zoar).
- Moral (difamar, caluniar, discriminar).
- Sexual (abusar, assediar, insinuar).
- Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir).
- Material (furtar, roubar, destroçar pertences).
- Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular).
Sinais de que seu filho é vítima bullying:
- Apresenta com freqüência desculpas para faltar às aulas ou indisposições como dores de cabeça, de estômago, diarréias, vômitos antes de ir à escola.
- Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar movitos convincentes
- Apresenta desmotivação com os estudos, queda do rendimento escolar e dificuldades de concentração e aprendizagem.
- Volta da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais sujos ou danificados.
- Apresenta aspecto contrariado, deprimido, aflito, ou tem medo de voltar sozinho da escola.
- Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas e fazer amizades.
- Vive isolado em seu mundo e não querer contato com outras pessoas que não façam parte da família.
O que fazer se o seu filho é vítima?
- Observe qualquer mudança no comportamento.
- Estimule para que fale sobre o seu dia-a-dia na escola.
- Não culpe a criança pela vitimização sofrida.
- Transforme o seu lar num local de refúgio e segurança.
- Ajude a criança a expressar-se com segurança e confiança.
- Valorize os aspectos positivos da criança e converse sobre suas dificuldades pessoais e escolares.
- Procure ajuda psicológica e de profissionais especializados.
Sinais de que seu filho pratica bullying:
- Apresenta distanciamento e falta de adaptação aos objetivos escolares.
- Volta da escola com ar de superioridade, exteriorizando ou tentando impor sua autoridade sobre alguém.
- Apresenta aspecto e/ou atitudes irritadiças, mostrando-se intolerante frente a qualquer situação ou aos diferentes aspectos das pessoas.
- Costuma resolver seus problemas, valendo-se da sua força física e/ou psicológica.
- Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com os irmãos e pais, podendo chegar a ponto de atemorizá-los sem levar em conta a idade ou a diferença de força física.
- Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem.
O que fazer se o seu filho pratica bullying
- Observe atentamente o comportamento e os sentimentos expressos pela criança.
- Mantenha tranqüilidade e calma. Converse, objetivando encontrar os motivos que o levam a agir desta maneira.
- Reflita sobre o modelo educativo que você está oferecendo ao seu filho.
- Evite bater ou aplicar castigos demasiadamente severos. Isso só poderá promover raiva e ressentimentos.
- Procure profissionais que possam auxiliá-lo a lidar com esse tipo de comportamento.
- Dê segurança e amor.
- Incentive a mudança de atitudes. Um bom começo é pedir desculpas e deixar a vítima em paz.
- Não ignore o fato ou ache desculpas para as suas atitudes. Lembre-se que com o tempo esse comportamento pode conduzir a uma vida delituosa e infeliz.
- Procure a direção da escola ou ajuda de um conselho tutelar.
- Participe de projetos solidários propostos pela escola e incentive seu filho a participar.
Fonte: Centro Multiprofissional de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Feliz Aniversário, Edilany!
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
terça-feira, 12 de maio de 2009
Comemoração do Dia das Mães na escola
No dia 09 de maio, a Escola Dom Fcº se vestiu de alegria para Homenagear as mães dos seus alunos. Noventa e três mamães participaram do emocionante evento promovido nesta data. À princípio, as mães viram fotos da I Reunião de Pais e Mestres da Gestão 2009/2012,em slides, com fundo musical, cuja temática homenageava essas mulheres guerreiras. Sequenciando, a Enfermeira, Drª Idalina, atendendo o convite da escola, deu uma palestra para as mães sobre “A saúde da mulher”.Posteriormente, as alunas do 7º A, Taciely e Wigna, interpretaram uma mini-peça teatral intitulada “O Anjo Mãe”.Sequenciando, o Inforjovem, jornal educativo do 3º A apresentou em edição extraordinária o quadro “Do meu coração para o coração da mamãe”, coleta de depoimentos dos alunos do 6º ano A, sob a indicação da professora Marivalda e acompanhamento das Coordenadoras Escolares. Em seguida, Erivando Teles, integrante do Inforjovem, prestou, em slides , uma bela homenagem a sua mãe,arrancando lágrimas de muitas das mães presentes.Continuando, houve o sorteio de brindes doados pelos professores para as homenageadas do evento.Alguns professores se pronunciaram enquanto aguardavam a mãe sorteada no “Quadro Transformação”, essa mãe ganhou uma roupa e maquiagem de Zélia Modas, a moda jovem da cidade e o cabelo da Cabeleireira Janaina. Produzida, a mamãe se apresentou para os presentes transformada,e que transformação !Ela estava muito mais bonita do que já era ao natural. Posteriormente, a Diretora e as Coordenadoras Escolares falaram sobre a importância de impor limites na educação dos filhos e dos educandos, reforçando o convite da parceria escola e família para uma educação melhor na Escola Dom Francisco. Agradeceram a significativa presença das mães, pedindo-lhes que amassem muito seus filhos para que eles se sentissem amados e mais tarde também amem bastante a família que irão construir. A participação do corpo docente da escola foi salutar para o brilho do evento deixando o Núcleo Gestor satisfeito com a colaboração.
domingo, 10 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Comemoração do Dia Nacional da Água em Felizardo
No dia 18 de março de 2009, foi comemorado o Dia Internacional da Água. Em que alguns alunos da extensão da escola no Distrito Felizardo apresentaram um trabalho, coordenado pela professora Vânia Célia falando da importância da água para a nossa sobrevivência, relatando também como e porque ela deve ser preservada.
Os alunos do 3º e 2º ano, apresentaram uma sátira jornalística, questionando atitudes cotidianas dos moradores do distrito, e mostrando soluções para aquelas atitudes consideradas prejudiciais ao Meio Ambiente
Já no dia 24 de abril, depois de pouco mais de um mês do dia da água, alunos do 3º ano também da extensão da escola, apresentaram uma peça teatral baseada em um conto do aluno Gil Oliveira, resaltando a importância da racionalização da água e o futuro dela.
Os alunos do 3º e 2º ano, apresentaram uma sátira jornalística, questionando atitudes cotidianas dos moradores do distrito, e mostrando soluções para aquelas atitudes consideradas prejudiciais ao Meio Ambiente
Já no dia 24 de abril, depois de pouco mais de um mês do dia da água, alunos do 3º ano também da extensão da escola, apresentaram uma peça teatral baseada em um conto do aluno Gil Oliveira, resaltando a importância da racionalização da água e o futuro dela.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Perdido na Internet?
Por Giselle Beiguelman
Muita gente diz: - Nunca consigo encontrar nada na Internet... Os programas de busca trazem milhares de resultados e fico mais perdido do que estava... Dá vontade de perguntar: - Você já experimentou entrar numa grande biblioteca pública e caminhar aleatoriamente entre as prateleiras em busca de um livro específico? Certamente teria a mesma sensação. Porém, mais certamente ainda, você não tentaria encontrar um livro sem antes passar pelos fichários e fazer sua pesquisa, utilizando os critérios que mais agilizariam sua busca: nome do autor, título ou assunto. Então, o primeiro passo para transformar sua pesquisa na Internet em um resultado infinitamente superior ao que obteria em uma biblioteca pública é saber que tipo de busca você está usando e quais são os critérios de organização do recurso utilizado. Há basicamente três tipos de mecanismos de busca na Internet:
· Robôs: são programas que percorrem a rede toda, catalogando todas as palavras dos sites, como o Altavista, ou apresentando um ranking de popularidade dos sites, como o Google, que hierarquiza os resultados de acordo com a quantidade de links que existem apontados para os sites que atendem à sua pergunta.
· Diretórios: são os sistemas de organização da informação classificada em tópicos, como o Yahoo e o Melhor da Internet , que disponibilizam os resultados de acordo com critérios temáticos: Artes>Cinema>Oscar, por exemplo.
· Metabuscadores: processam a pesquisa em diferentes programas de busca simultaneamente, como o Miner, que mapeia os maiores programas de busca de uma só vez. Os robôs são indicados para buscas genéricas, do tipo "Fellini". Os diretórios são recomendados para pesquisas precisas, por exemplo, "letras de música do Nirvana". Os metabuscadores são bons poupadores de tempo, especialmente para buscas muito amplas, como "enciclopédias em português". Vamos dar um exemplo prático para facilitar de vez a sua vida. Sua professora de Geografia solicitou um trabalho sobre o Acre e você vai utilizar a Internet para fazer a pesquisa.
Tendo isso em mente, vamos imaginar três situações: a) Você trabalhou o dia todo, foi para a escola, saiu, encontrou a galera, no dia seguinte, trabalhou o dia todo, de novo, foi para a escola e estava tão distraído na aula que, no caminho de casa, ao olhar para o caderno e ver a anotação "Pesquisa sobre o Acre", nem conseguia mais lembrar se a pesquisa solicitada era sobre Geografia, Química (substâncias acres) ou Matemática (acre é uma medida de espaço, certo?). Nesse caso, quando se está meio perdidão, mas com algum rumo, o melhor é procurar um metabuscador. Afinal, ele vai vasculhar todos os programas de busca disponíveis e trazer uma infinidade de sites que contêm a palavra "acre". Com um pouquinho de esforço, você acaba lembrando que nunca estudou substâncias acres, nem teve aula de Matemática no dia em que foi solicitada a pesquisa... Desse ponto em diante, é com você. Use aquele utilíssimo par de neurônios que ganhou ao nascer e encontre o site que atende às suas necessidades. b) Justo na hora que sua professora passou a tarefa você estava um pouco distraído, pensando na festa que o grêmio anunciou para o dia seguinte, ficou com vergonha de perguntar sobre o que exatamente era o trabalho solicitado e está ali, naquela situação, na frente do computador, e não há nada que faça você lembrar qual era o objetivo específico da pesquisa. O melhor, nesse caso, é procurar um robô, pois ele dará uma lista hierárquica de sites, a partir da qual você que, pelo menos, lembra para qual matéria foi solicitada a pesquisa, conseguirá fazer uma triagem, selecionando apenas os sites que dizem respeito à Geografia e não à disciplina de Química, nem de Matemática. c) Você é DEZ. Trabalhou o dia todo, participou da organização da festa que o grêmio preparou e está totalmente sintonizado com o que rola na sua classe, durante as aulas. Bacanésimo. Está pronto pra pegar os melhores atalhos e ir direto ao ponto. Como você sabe que sua professora quer uma pesquisa sobre as características do território do Acre, vai procurar em um diretório organizado por resenhistas como o Melhor da Internet, ou consultar, diretamente, em obras de referência, como o Atlas Universal Escolar, do EducaRede. Depois, como você é realmente dez e sabe que não se faz pesquisa consultando uma fonte só, vai aproveitar que está on line, consultar os sites indicados pela equipe do EducaRede e ainda finalizar, conferindo tudo que os sites oficiais (do governo do Acre, do IBGE etc.) trazem de informação e confrontá-los com outras obras disponíveis na biblioteca pública mais próxima de sua casa.
Os sites indicados neste texto foram visitados em 03/05/2002
Reportagem retirada do site Educar Rede: www.educarede.com.br
Muita gente diz: - Nunca consigo encontrar nada na Internet... Os programas de busca trazem milhares de resultados e fico mais perdido do que estava... Dá vontade de perguntar: - Você já experimentou entrar numa grande biblioteca pública e caminhar aleatoriamente entre as prateleiras em busca de um livro específico? Certamente teria a mesma sensação. Porém, mais certamente ainda, você não tentaria encontrar um livro sem antes passar pelos fichários e fazer sua pesquisa, utilizando os critérios que mais agilizariam sua busca: nome do autor, título ou assunto. Então, o primeiro passo para transformar sua pesquisa na Internet em um resultado infinitamente superior ao que obteria em uma biblioteca pública é saber que tipo de busca você está usando e quais são os critérios de organização do recurso utilizado. Há basicamente três tipos de mecanismos de busca na Internet:
· Robôs: são programas que percorrem a rede toda, catalogando todas as palavras dos sites, como o Altavista, ou apresentando um ranking de popularidade dos sites, como o Google, que hierarquiza os resultados de acordo com a quantidade de links que existem apontados para os sites que atendem à sua pergunta.
· Diretórios: são os sistemas de organização da informação classificada em tópicos, como o Yahoo e o Melhor da Internet , que disponibilizam os resultados de acordo com critérios temáticos: Artes>Cinema>Oscar, por exemplo.
· Metabuscadores: processam a pesquisa em diferentes programas de busca simultaneamente, como o Miner, que mapeia os maiores programas de busca de uma só vez. Os robôs são indicados para buscas genéricas, do tipo "Fellini". Os diretórios são recomendados para pesquisas precisas, por exemplo, "letras de música do Nirvana". Os metabuscadores são bons poupadores de tempo, especialmente para buscas muito amplas, como "enciclopédias em português". Vamos dar um exemplo prático para facilitar de vez a sua vida. Sua professora de Geografia solicitou um trabalho sobre o Acre e você vai utilizar a Internet para fazer a pesquisa.
Tendo isso em mente, vamos imaginar três situações: a) Você trabalhou o dia todo, foi para a escola, saiu, encontrou a galera, no dia seguinte, trabalhou o dia todo, de novo, foi para a escola e estava tão distraído na aula que, no caminho de casa, ao olhar para o caderno e ver a anotação "Pesquisa sobre o Acre", nem conseguia mais lembrar se a pesquisa solicitada era sobre Geografia, Química (substâncias acres) ou Matemática (acre é uma medida de espaço, certo?). Nesse caso, quando se está meio perdidão, mas com algum rumo, o melhor é procurar um metabuscador. Afinal, ele vai vasculhar todos os programas de busca disponíveis e trazer uma infinidade de sites que contêm a palavra "acre". Com um pouquinho de esforço, você acaba lembrando que nunca estudou substâncias acres, nem teve aula de Matemática no dia em que foi solicitada a pesquisa... Desse ponto em diante, é com você. Use aquele utilíssimo par de neurônios que ganhou ao nascer e encontre o site que atende às suas necessidades. b) Justo na hora que sua professora passou a tarefa você estava um pouco distraído, pensando na festa que o grêmio anunciou para o dia seguinte, ficou com vergonha de perguntar sobre o que exatamente era o trabalho solicitado e está ali, naquela situação, na frente do computador, e não há nada que faça você lembrar qual era o objetivo específico da pesquisa. O melhor, nesse caso, é procurar um robô, pois ele dará uma lista hierárquica de sites, a partir da qual você que, pelo menos, lembra para qual matéria foi solicitada a pesquisa, conseguirá fazer uma triagem, selecionando apenas os sites que dizem respeito à Geografia e não à disciplina de Química, nem de Matemática. c) Você é DEZ. Trabalhou o dia todo, participou da organização da festa que o grêmio preparou e está totalmente sintonizado com o que rola na sua classe, durante as aulas. Bacanésimo. Está pronto pra pegar os melhores atalhos e ir direto ao ponto. Como você sabe que sua professora quer uma pesquisa sobre as características do território do Acre, vai procurar em um diretório organizado por resenhistas como o Melhor da Internet, ou consultar, diretamente, em obras de referência, como o Atlas Universal Escolar, do EducaRede. Depois, como você é realmente dez e sabe que não se faz pesquisa consultando uma fonte só, vai aproveitar que está on line, consultar os sites indicados pela equipe do EducaRede e ainda finalizar, conferindo tudo que os sites oficiais (do governo do Acre, do IBGE etc.) trazem de informação e confrontá-los com outras obras disponíveis na biblioteca pública mais próxima de sua casa.
Os sites indicados neste texto foram visitados em 03/05/2002
Reportagem retirada do site Educar Rede: www.educarede.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)