· Conversem com crianças e jovens e, antes de ligar o computador, façam um combinado sobre o que (não) acessar;
· Falem sobre as vantagens de uma navegação saudável e os riscos de se acessar sites hostis;
· Perguntem quais são os seus objetivos, o que querem aprender e descobrir na Internet e por onde planejam navegar;
· É importante questionar quais sites serão acessados e por quanto tempo, que pessoas podem ser encontradas pela web, como em chats, e até que ponto pode-se divulgar informações pessoais (nome, idade, endereço, nome da escola, fotos, telefones, senhas);
· Aprendam a navegar junto com as crianças e os jovens. Deixem que eles sintam que vocês se interessam e pretendem participar dessa atividade com eles;
· Confiram a lista de sites visitados e mantenham a lista de palavras e sites proibidos sempre atualizada;
· Procurem instalar o(s) computador(es) em ambientes de fácil acesso, onde seja possível o tráfego de pessoas da família ou da escola; evitem a instalação em ambientes pequenos, com a máquina escondida atrás de portas que possam ser trancadas;
· Suspeitem quando as crianças e os jovens esconderem disquetes e cds, mudarem a tela do computador rapidamente quando vocês entram no quarto ou sala, ou ainda se passarem horas na frente do computador, sobretudo à noite.
· Falem sobre as vantagens de uma navegação saudável e os riscos de se acessar sites hostis;
· Perguntem quais são os seus objetivos, o que querem aprender e descobrir na Internet e por onde planejam navegar;
· É importante questionar quais sites serão acessados e por quanto tempo, que pessoas podem ser encontradas pela web, como em chats, e até que ponto pode-se divulgar informações pessoais (nome, idade, endereço, nome da escola, fotos, telefones, senhas);
· Aprendam a navegar junto com as crianças e os jovens. Deixem que eles sintam que vocês se interessam e pretendem participar dessa atividade com eles;
· Confiram a lista de sites visitados e mantenham a lista de palavras e sites proibidos sempre atualizada;
· Procurem instalar o(s) computador(es) em ambientes de fácil acesso, onde seja possível o tráfego de pessoas da família ou da escola; evitem a instalação em ambientes pequenos, com a máquina escondida atrás de portas que possam ser trancadas;
· Suspeitem quando as crianças e os jovens esconderem disquetes e cds, mudarem a tela do computador rapidamente quando vocês entram no quarto ou sala, ou ainda se passarem horas na frente do computador, sobretudo à noite.
Informações coletadas do site Educa Rede:
www.educarede.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário