quinta-feira, 3 de março de 2011

Será que tenho afinidade para estudar Direito???

direito

Por Caio Josué

Há muito tempo, os cursos de Direito e Medicina são idolatrados pela sociedade. Isso é decorrente de diversos processos histórico-culturais presentes na construção da nossa concepção de mundo. Mas o principal causador desta veneração emana do fato de que as nossas primeiras universidades trouxeram consigo somente os cursos de Direito e Medicina, fato este que propiciou aos primeiros formados do Brasil, receberem o título de doutores. Uma vez que, era raridade alguém ter graduação em um país de condições tão precárias quanto o nosso neste período.

O título de doutor para os graduados em Direito e Medicina, sem que estes tivessem concluído os seus cursos de doutoramento, continuam sendo oferecidos a estes profissionais, conseqüência do período histórico anteriormente citado.

Atualmente o profissional do Direito, continua sendo alvo de uma forte admiração social. Contudo, a acessibilidade popular ao curso, passou a exigir que este profissional tenha um elevado nível intelectual, como também, um forte apreço pela ciência jurídica. Pois é importante considerar que na área do Direito a concorrência está cada vez mais acirrada, exigindo que em um concurso público, por exemplo, os candidatos estejam realmente preparados e detendo conhecimento, para conseguir aprovação.

Outro ponto cruciante na área jurídica corresponde aos altos índices de reprovação no Exame de Ordem. Mostrando que muitas vezes, os juristas diplomados pelas universidades do país, ainda não estão capacitados para exercer a advocacia.

Consequentemente cabe salientar que para ingressar na área direito, é importante que você tenha realmente afinidade com o curso, para que assim encontre motivação suficiente para estudar bastante. Do contrário, a forte concorrência, acabará eliminando-o do campo de atuação jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário