A segunda fase do Concurso para Professores da Rede Pública Estadual começa nesta quinta-feira, dia 7, pela manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, com início às 14 horas, quando haverá a aplicação da prova prática, onde o candidato dará uma aula, em 30 minutos, na disciplina em que está concorrendo. As provas serão aplicadas também nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. A etapa é de caráter eliminatório, classificatório e valerá 25 pontos. Conforme o edital seguem para a 2ª fase 5.485 candidatos, e para atender a demanda haverá oito pólos nas cidades de Fortaleza, Cratéus, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas e Sobral. Na capital as provas serão realizadas no Colégios Ari de Sá Cavalcante, sedes Aldeota (rua Monsenhor Catão, n.º 1.655) e Edson Queiroz (avenida Washington Soares, n.º 3.737), e no Colégio Militar de Fortaleza (avenida Santos Dumont, n.º 485).
O horário e os locais de prova estão disponíveis nos sites da Secretaria da Educação(Seduc)www.seduc.ce.gov.br e da organizadora do Concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009. A prova prática examinará o conhecimento técnico, avaliando a capacidade didática do candidato ao expor um tema sorteado dentre os pontos constantes no programa da disciplina a qual concorre. Durante a apresentação, 25 minutos ficam para a exposição da aula e 5 minutos para um questionamento da banca avaliadora. A prova terá gravação audiovisual, exclusivamente, pelo Cespe/UnB para efeito de registro e avaliação. Não serão fornecidas a cópia e a transcrição dessas fitas. O candidato que obtiver nota menor que 12,50 pontos será eliminado.
O sorteio dos temas por disciplina será realizado com 24 horas de antecedência à aplicação da prova prática (aula) nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, somente em Fortaleza, com validade para todas as cidades de aplicação da prova prática (aula). A atividade será feita em sessão aberta ao público, nos turnos manhã(8 horas) e tarde(14 horas), na sede da Associação Brasileira de Odontologia –ABO /CE (rua Gonçalves Lêdo 1630 – Joaquim Távora). As informações ficarão disponíveis no site da organizadora.
O resultado final da prova prática (aula) e a convocação dos candidatos que se declararam portadores de deficiência para a realização da perícia médica serão publicados no Diário Oficial do Estado do Ceará e divulgados no endereço eletrônico do Cespe, na data provável de 22 de janeiro de 2010. A próxima etapa do concurso abrangerá um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. Na sequência, a quarta fase englobará o exame de títulos. As três primeiras são de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é somente de caráter classificatório.
O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação(Seduc) e do Planejamento e Gestão(Seplag). A oferta abrange 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. A rede pública estadual de ensino atende a 540 mil alunos, em 642 escolas. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.